Código: 915

Diálogos Contemporâneos Sobre Homens Negros e Masculinidades

Marca: Ciclo Continuo Modelo: Livro


Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível

Diálogos contemporâneos sobre homens negros e masculinidades | Henrique Restier & Rolf Malungo de Souza (Org.).

(...) A proposta deste livro que em breve estará em suas mãos se insere na dinâmica entre relações raciais e gênero. O levantamento bibliográfico indica um amplo campo investigativo ainda a ser explorado sobre as masculinidades negras, suas construções e particularidades, sobretudo, no Brasil. Usualmente, as abordagens que relacionam as categorias de raça e gênero recaem sobre o feminino negro. Nada mais legítimo, uma vez que as interrogações sobre gênero, papéis sexuais e as desigualdades que daí advêm, tiveram seu marco teórico no Ocidente com o feminismo, que fomentou a desnaturalização dos gêneros e, portanto, sua historicidade e questionamento. Consequentemente, o objeto principal de suas maiores preocupações incide sobre a mulher branca, enquanto o feminismo negro e o mulherismo africana, na mulher negra, logo, os homens negros e brancos tendem a aparecer em segundo plano nesses arcabouços teóricos. Não obstante, os homens brancos de classe média geralmente são vistos como não possuíssem gênero, como se fossem a referência universal de ser humano, o que não acontece com os homens negros, gays, pobres etc. Esta é uma das razões sobre a necessidade de pesquisas que contemplem masculinidades, destacando marcadores sociais de diferença e seus aspectos relacionais.
Autores: Henrique Respire, Airan Albino, Caio Cesar, Tulio Custódio, Osmundo Pinho, Bruno Santana, Lucas Veiga, Tago Elewa Dahoma e Douglas Araújo.
Prefácio: Prof. Dr. Deivison Mendes Faustino; Contracapa: Prof. Dr. Renato Noguera; Orelha do livro: Prof. Dr. Márcio André.

 

Características do Livro
Título: Diálogos Contemporâneos Sobre Homens Negros e Masculinidades
Organizadores: Henrique Restier e Rolf Malungo de Souza
Categoria: Black Book
Dimensões: 14X21cm
Páginas: 232
Ano: 2018
Editora: Ciclo Continuo

 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.