Na primeira vez que li “O Recomeço”, me diverti especialmente com “A Rebelião das Leis” e com “A Revolução da Natureza”. Que curioso ver a Constituição e os códigos de leis ganharem vida e as florestas ganharem voz para colocar ordem na bagunça que a humanidade espalhou pelo mundo. Devorei as duas fábulas como quem busca, na fantasia, uma solução para o caos da realidade.
Receber o convite para prefaciar o livro durante a pandemia de Covid-19 - momento em que o recomeço é iminente - me fez refletir que a solução para um mundo tão violento e pouco empático está em nossas mãos; sempre esteve.
Em “Manicômio Global”, três pacientes fogem de um hospício e se espantam com a correria, materialismo e desamor da sociedade.
“Dentro do hospício, não há pessoas alienadas como muitas que encontramos aqui fora (...) Bom seria se pudéssemos internar todos os que estão aqui fora em hospitais psiquiátricos e trazer todos os que estão lá dentro para viver aqui fora”.
Será que o isolamento nos trouxe a consciência de que estávamos levando a vida de forma equivocada? Espremidos na “Condução Lotada”, sem espaço para sonhar; presos em rotinas que nos impediam explorar nosso reino interior, como “O Rei Prisioneiro”; e, ainda assim, estampando felicidade para o mundo, como o protagonista de “João Feliz”.
Que a leitura dos contos, fábulas e parábolas deste livro te proporcione profundas reflexões e um recomeço com mais amor, consciência e empatia.
Luciana Pioto (Atriz & Jornalista)
Característica do livro:
Título: O Recomeço [Contos]
Autora: Josué Emidio
Editora: Gringos
Páginas: 106
Dimensões: 14X21 cm.
ISBN: 978-65-00-02005-2
Edição: 1
Ano: 2019