Desenhos do Nando - Nando Motta
O ilustrador Nando Motta se tornou um fenômeno nas redes sociais e ganhou mais e mais espaço com suas retratações de situações da política brasileira e de questões sociais nos últimos anos. Com mais de 300 mil seguidores no Instragram, charges reproduzidas em vários sites e muito bom humor, Nando conquistou um público e trouxe risadas para enfrentar momentos tão duros e difíceis como esses que o Brasil vive durante o (des)governo Bolsonaro.
O livro tem 96 páginas com quase uma centena de ilustrações e traz prefácio da jornalista Gisele Federicce, editora do Portal Brasil 247, posfácio de Miguel Paiva (Radical Chic) e orelhas de Renato Aroeira.
Músico, ator e ilustrador, Nando é um carioca que vive de arte desde 1997. Como cantor, compositor e instrumentista, passou por algumas bandas, fez shows em Portugal e Paris, gravou dois discos autorais e passou pelo The Voice Brasil 2013. No teatro, participou da montagem de ‘O Homem de la Mancha’, com direção de Miguel Falabella e outras grandes produções musicais como ‘Rio Mais Brasil’ e ‘70? Doc Musical’.
Como ilustrador, desenhou diversos livros didáticos, institucionais, storyboards e concept art de algumas campanhas publicitárias. Mas foi a partir de 2018 que Nando começou de fato na carreira de chargista, tendo seus primeiros trabalhos publicados no portal Brasil 247 - o maior portal jornalístico progressista na internet brasileira - e a partir daí sua produção começou a ganhar repercussão nacional.
Recentemente teve um de seus trabalhos mencionados numa matéria do NYTIMES, acerca do episódio sobre a perseguição política aos chargistas e também concedeu uma entrevista para a Rolling Stone Brasil, ao lado da consagrada chargista Laerte.
A produção diária e ininterrupta de Nando chama atenção pelo traço e pelas mensagens contidas, que fazem com que seus números nas redes sociais cresçam de maneira exponencial.